lunes, 11 de julio de 2011

ENTREVISTA A JOAO BARREIROS DE FOLHA (VERSIÓN PORTUGUESA)

¿ Cuando empezaste a hacer skimboard? Nas praias da Costa da Caparica nos finais dos anos 70.

- ¿ y Cuando empezaste a hacer tablas Folha?
Começei a fazer pequenas pranchas de madeira em 1982 mas somente em 1986 é que criei a marca FOLHA e começei a vendê-las para as poucas Surf Shop que nessa altura havia em Portugal.

- ¿ Ha cambiado mucho el mundo del skimboard desde entonces?
Muitíssimo e se Portugal está no topo deste desporto em termos mundiais foi porque houve pessoas cá em Portugal (como é o caso do Miguel Rato, eu próprio e outras pessoas) que divulgaram o Skimming durante a década de 80 quando ele só era mais conhecido e praticado nos EUA. Só a partir do começo deste século é que este jovem desporto se começou a globalizar e Espanha foi um desses exêmplos. Actualmente está mais divulgado em muitos países e continua a crescer mas falta-lhe algum profissionalismo para conseguir ter mais credibilidade junto dos outros desportos de ondas e também uma radical mudança de mentalidades em muitos skimers e em certos responsáveis oficiais. Se tal não acontecer este desporto vai continuar a crescer mas de uma forma muito amadora no mau sentido da palavra.

- ¿ Hay novedades en Folha para este año? cuentanoslas...
Este ano há muitas e estão todas no nosso site e na nossa página do Facebook. Fomos a primeira marca a fabricar skimboard em Corecork e nos modelos mais avançados (Prorider) temos várias inovações como é o caso da opção extra "Striger Blank" e ainda os 3 tipos de densidade no foam AIREX que usamos para vários tipos de pranchas. Estamos constantemente a testar novidades e inovações algumas que depois são seguidas por outras marcas o que nos orgulha porque quer dizer que estão com muita atenção ao nosso trabalho. Neste capítulo o nosso team rider Artur Costa tem sido extraordinário a dar-nos o feedback necessário que na maioria dos casos tem sido muito positivo. Em breve haverá mais novidades em termos de inovações. Em todo o caso nós na Folha Skimboards entendemos que é importante inovar mas para tornar as pranchas de facto melhores e não fingir que se inova só por razões de marketing.

- ¿ Admiras a alguien del mundo del skim?
Miguel Rato, Hugo Santos, Artur Costa e Bill Bryan (por tudo o que fez pela divulgação do Skimboard em termos mundiais).

- Sabemos que Folha ha apoyado al skim español desde sus principios ¿ Qué recuerdas de tus primeros contactos con el skimboard español?
Da primeira prancha em foam que vendemos ao Andrés Rua de Ayamonte no ano 2000. Depois foi a organização das primeiras Skimtrips do Team da Folha às praias da Andaluzia com a ajuda do Andrés e de outros skimers amigos de Espanha. Foi aí que tivémos conhecimento da bonita e espectacular praia de Faro de Trafalgar que passou a partir daí a ser mais conhecida pela divulgação que fizémos no nosso site. A partir daí vários skimers espanhóis começaram a participar nos internacionais da Folha que se organizavam na Lagoa de Albufeira em Portugal e começamos a apoiar alguns skimers espanhóis (Andrés Rua, Rafa, Boca, etc, etc) Temos orgulho de termos dado um ajuda importante para o crescimento do Skimboard em Espanha e de termos razão quando apostámos em atletas espanhóis mesmo quando havia algumas pessoas e skimers cá em Portugal que achavam que deveriamos era apoiar mais skimers portugueses. Felizmente na Folha sempre pensámos pela nossa própria cabeça e não pela cabeça de outros mesmo que isso fosse criar inveja e ciúmes nalgumas pessoas.

- ¿ Cómo ves el skimboard español actualemente?, ¿ha cambiado mucho?
Sim bastante e eu fico feliz por isso porque sempre entendi que era bom para o Skimboard na península Ibérica e também para o Skimboard europeu. De qualquer maneira está ainda muito desorganizado e parece que sobre isso está infelizmente a seguir um pouco o mau exêmplo de Portugal onde há muitos casos de falta de experiência e de amadorismo especialmente no que diz respeito à organização de campeonatos ou na relação entre atletas patrocinados e as marcas. Foi o que eu já disse numa pergunta anterior, é importante para a credibilidade deste desporto uma grande e radical mudança de mentalidades dos skimers, especialmente os que têm mais notoriedade e são mais conhecidos, caso contrário seremos sempre vistos como uns amadores com muito pouco profissionalismo o que é mau para o nosso desporto.

- ¿ Cómo ves el futuro del skimboard español?
Vai continuar a crescer isso é certo. Agora eu espero que os espanhóis pensem pela sua própria cabeça e não queiram imitar ou copiar tudo o que vem dos EUA porque em minha opinião isso não seria positivo para o Skimboard em Espanha. Espero ainda que no futuro se reforçem os laços de amizade entre o Skimboard espanhol e português o que seria positivo para ambos os países. Mais e melhores competições (na Andaluzia, na Catalunha mas também noutras regiões de Espanha) porque só com muita competição é que um desporto cresce e evoluí, foi assim que aconteceu em Portugal.

- Puedes decir lo que quieras
Um abraço grande a todos os meus amigos de Espanha e continuem a praticar este desporto porque é espectacular e faz bem ao físico e à mente.

No hay comentarios: